Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054
Comparte esta pagina
Título : | O uso da interface tangível SARndbox no ensino da geomorfologia : experiências a partir do 1º ano do ensino médio |
Autor : | OLIVEIRA, George Pereira de |
Palabras clave : | SARndbox; Metodologias ativas; Interfaces tangíveis; Formas de relevo |
Fecha de publicación : | 13-may-2022 |
Resumen : | Os avanços das últimas décadas nas tecnologias de Realidade Aumentada têm fornecido à Geografia e outras disciplinas escolares um diversificado arcabouço de materiais e recursos com significativo potencial para uso em sala de aula. Na esteira das metodologias ativas, que visam colocar o aluno frente à problemas para os quais deve buscar soluções, a simulação de formas e processos espaciais a partir destas novas tecnologias se apresenta como um recurso didático para o desenvolvimento do pensamento espacial. Neste estudo, é feita uma análise da efetividade do uso da interface tangível SARndbox no ensino de Cartografia e Geomorfologia para alunos do Ensino Médio. Trabalhou-se com 54 alunos de duas turmas de 1° Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE. Os mesmos foram instigados a fazer uma atividade com carta topográfica e bloco 3D onde tiveram que identificar feições geomórficas indicadas. A atividade foi aplicada após aula expositiva dialogada e novamente após a interação dos alunos com a SARndbox. Apesar de tímida, houve melhora na taxa de acerto das respostas. É necessário analisar criticamente estas novas tecnologias, buscando-se sempre adaptá-las a realidade e as especificidades de cada ala de aula. |
Descripción : | 9,8 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46054 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GeorgeOliveira_FINAL_13052022_assinado.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons